Steam Link é um pequeno dispositivo lançado pela Valve em 2015 que permite enviar o conteúdo de nosso PC a uma televisão conectada à mesma rede WiFi para jogar os jogos da plataforma. Agora é a vez do aplicativo oficial de Steam Link que não necessita de hardware externo algum além de dispor de um terminal com Android 5.0 ou superior, podendo inclusive instalar em Android TV. Explicamos como configurar.

Antes de mais nada, devemos ter nosso PC com o cliente do Steam instalado e aberto. Após isto podemos iniciar o app e acessar em Configurações a seção de dispositivos para associar (ambos os dispositivos devem estar conectados na mesma rede). Ao escolher, aparecerá um código de quatro dígitos que teremos que introduzir em uma tela que aparece no PC. Também nos avisará no cliente de PC de que é preciso instalar drivers especiais de transmissão de áudio que irão requerer a reinicialização do cliente.

O passo seguinte será selecionar o sistema de controle externo caso exista. Se tivermos um Steam Controller teremos que atualizar previamente o firmware conectando via cabo ao PC. Com isto, habilitaremos a possibilidade de utilizar como dispositivo bluetooth sem necessidade de utilizar o dongle que incorpora. Agora teremos que que emparelhar com nosso dispositivo Android na seção correspondente de nosso terminal para isso, e que varia de acordo com o fabricante. Além disso, podemos utilizar qualquer outro sistema de controle bluetooth compatível, seja o confiável controle de Xbox ou um dos muitos gamepads com encaixe para smartphones. Sem dúvidas, esta última é a melhor opção.

O último passo deveria ser configurar a rede com o Streaming nas configurações, onde, além de selecionar um perfil dentre os três disponíveis, podemos entrar nas opções avançadas para limitar a resolução de saída ou o limite de banda. Sem enrolação: para que a experiência de jogo seja suficientemente digna deveríamos ter conectado nosso PC ao router por cabo e que este tenha WiFi de 5GHz. Senão, teremos um pequeno input lag que irá dificultar um pouco as coisas para o nosso lado em jogos onde reflexos rápidos sejam chave.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here